31 de março de 2014

Clube de Compras Dallas (2013)

Nenhum ator se destacou tanto em 2013 quanto Matthew McConaughey. O grande vencedor do Oscar 2014 por sua atuação em Clube de Compras Dallas entra definitivamente no panteão da sétima arte. Talvez o filme de Jean-Marc Vallée o tenha ajudado, contracenar com Jared Leto em um trabalho de extrema entrega também ajudou, ambos perderam muito peso para interpretarem seus papéis. Mas o talento de McConaughey falou mais alto. O ator deu uma virada incrível em sua carreira, conhecido por interpretar comédias românticas foi no drama que ganhou respeito. No ano que passou podemos destacar três trabalhos, Killer Joe, Amor Bandido e por fim Clube de Compras no qual interpreta um homofóbico portador do vírus HIV. Vale destacar ainda seu trabalho no seriado True Detective que deve leva-lo à disputa do Emmy e Globo de Ouro, vencido por ele como melhor ator de drama também pelo filme de Vallé e ainda a ponta no filme de Scorsese O Lobo de Wall Street.

26 de março de 2014

Nebraska (2013)

Um dos melhores filmes dos últimos anos. Equilíbrio entre emoção e humor. Doses exatas de realidade e sonhos. E simplesmente fantástico nos valores repassados pelas gerações e no que aprendemos com os mais velhos, acima de tudo nossos pais. Assim é Nebraska novo filme de Alexander Payne que vem erigindo uma carreira sólida, bem cuidada e regular. O tom melancólico do preto e branco é quebrado por situações cômicas e incomuns, o andamento romântico pode enganar os mais desavisados e agir como tapa na cara. O longa foi indicado em seis categorias do Oscar 2014, incluindo melhor filme, diretor, ator principal, atriz coadjuvante e roteiro original. Este último merecia o prêmio, o estreante Bob Nelson nos apresenta uma obra que remete ao humor dos Irmãos Coen e também ao seus desfechos inusitados, inesperados e magicamente perfeitos. Daqueles que te deixam boquiabertos e pensativos se aquilo que você viu é o que realmente aconteceu ou é apenas o que você queria que acontecesse.

25 de março de 2014

Minhocas (2013)

Que o cinema nacional evoluiu muito nos últimos anos não é segredo para ninguém, seguindo esse ritmo Minhocas, produção em parceria de Brasil e Canadá, tornou-se a primeira animação em stop motion da América Latina. Para um primeiro trabalho a obra foi muito bem tratada, cenários bem trabalhados, estética e fotografia sólidas. O que ficou a dever foram algumas amarrações do roteiro escrito por Thomas Lapierre, Marcos Bernstein, Melanie Dimantas e Romeu di Sessa. Situações mal explicadas e universo de ideias reduzido. Mas volto a repetir, para uma primeira obra o único sentimento que podemos ter é orgulho do atual cenário nacional. A produção de Minhocas (lançado como Worms para o mercado mundial e com diálogos em inglês) foi realizada pelo estúdio Animaking em parceria com a Glaz Entretenimento, a direção ficou a cargo de Paolo Conti e Arthur Nunes, que também capacitaram a mão-de-obra para realização da obra, já que esse mercado no Brasil ainda é escasso.

15 de março de 2014

Rush (2013)

No limiar de vinte anos sem acidentes fatais no circo da Fórmula 1, desde o fatídico 1º de maio de 1994 quando um dos maiores ídolos do esporte nacional, Ayrton Senna, chocou-se em Ímola, Itália, não tivemos nenhuma baixa entre os pilotos, justamente agora Rush traça o cenário da temporada de 1976, época em que pelo menos dois pilotos morriam em decorrência de acidentes em pista e pela falta de proteção dos antigos carros. A disputa acirrada pelo título daquela temporada se deu entre os dois protagonistas da obra de Ron Howard, Niki Lauda e James Hunt, e narra em detalhes os momentos de tensão e euforia vivenciados pelos pilotos da principal categoria de automobilismo do mundo. Longe de ser um filme sobre Fórmula 1, carros ou corridas, Rush é um retrato de determinação, amor e acima de tudo motivação, que muitas vezes surge de onde menos esperamos.

12 de março de 2014

True Detective

A HBO emplacou mais um sucesso que evidencia o grande momento vivido pela TV em contraste com o cinema. O último episódio de True Detective exibido domingo (09/03), gerou a queda do serviço on line do canal no momento de sua exibição, tamanha demanda dos fãs em acompanhar o desenrolar da minissérie. Três pontos se destacam para o sucesso da série que vem sendo apontada como a melhor série nova da temporada. O primeiro ponto é o cuidado que a HBO tem com seus seriados, em segundo lugar a estreia de Nic Pizzolato como roteirista que nos presenteou com um trabalho tão bem escrito quanto obras literárias de prestígio, por fim a atuação assustadora de Matthew McConaughey, vencedor do Oscar 2014 por Clube de Compras Dallas, o texano obteve o melhor desempenho de sua carreira em True Detective.

3 de março de 2014

Oscar 2014 - Vencedores


Em uma noite marcada pelo tédio e por piadas sem graça, na qual uma delas até durou tempo demais ao ponto de mobilizar a produção para torná-la real, Ellen DeGeneres apresentou a festa que coroou 12 Anos de Escravidão como melhor filme e Gravidade como maior vencedor abraçando sete estatuetas, entre elas a de melhor diretor entregue pela primeira vez a um latino americano. Matthew McConaughey enfim foi premiado por um ano repleto de atuações fantásticas ao lado de seu parceiro de cena Jared Leto pelo filme Clube de Compras Dallas levando respectivamente os prêmios de melhor ator e ator coadjuvante. Os tabus não pararam por aí, Brad Pitt subiu ao palco como produtor do filme de Steve McQueen, ambos levam seu primeiro Oscar para casa, enquanto McQueen é o primeiro negro a receber a estatueta do prêmio principal.