4 de abril de 2014

Game of Thrones – Winter is Coming

A quarta temporada de Game of Thrones estreia no próximo domingo e promete desconstruir as lendas de Westeros. Essa nova fase da trama cobrirá os acontecimentos da segunda metade do terceiro livro A Storm of Swords (A Tormenta de Espadas) da série A Song of Ice and Fire escrita e criada por George R. R. Martin. Para quem já leu os livros a ansiedade não tem tamanho, logo no primeiro capítulo os fatos mudarão o norte da história através de ventos sombrios. O sucesso da primeira temporada não foi alcançado por suas sucessoras, mas a quarta promete ir além. A ausência de prêmios nos principais festivais do gênero, como Globo de Ouro e Emmy será rapidamente superada, pois a nova temporada tem tudo para ser a melhor de todas, afinal, winter is coming.

George R. R. Martin
A grande preocupação por parte dos fãs vem do lançamento dos próximos livros. A série literária contará com sete volumes, o último lançado foi A Dance with Dragons (A Dança dos Dragões) publicado pela primeira vez em 12 de julho de 2011 nos Estados Unidos, sendo o quinto volume das Crônicas de Gelo e Fogo (A Song of Ice and Fire). O sexto livro intitulado The Winds of Winter tem seu lançamento previsto pelo próprio Martin para 2014, mas boatos já postergam seu lançamento para o próximo ano. Ainda faltaria o último, que nesse ritmo seria lançado apenas em 2018 ou 2019. A pergunta que não quer calar: e se a série alcançar o livro? A HBO não descarta encerrar o seriado com um final alternativo indicado por Martin, mas seu plano é terminar todos os livros a tempo. O fato é que teremos no mínimo oito ou nove temporadas, mais cinco anos pela frente, ele precisa se apressar se não A Dream of Spring.

Jon Snow
Traçarei um pequeno resumo da terceira temporada. Jon Snow (Kit Harington) foi levado a Mance Rayder (Ciarán Hinds), o Rei-para-lá-da-Muralha, com o objetivo de se infiltrar, Mance o envia em uma missão contra seus companheiros de Muralha, mas Jon trai os selvagens e foge. Bran (Isaac Hempstead-Wright) descobre por intermédio de Jojen que pode entrar nas mentes de animais e aperfeiçoa seus poderes enquanto segue sua caminhada à Muralha. Catelyn (Michelle Fairley) enviou Brienne (Gwendoline Christie) a King’s Landing para entregar Jaime Lannister (Nicolaj Coster-Waldau) e recuperar suas filhas, Arya (Maisie Williams) e Sansa (Sophie Turner), mas no caminho são aprisionados por Lorde Bolton (Michael McElhatton) que agora apoia os Lannister, mas nem por isso poupa Jaime cortando sua mão direita para que este não mais o ameaçasse, Brienne é lançada em uma luta com um urso, Jamie que já estava indo de volta à Porto Real decide retornar ajuda-la.

Tyrion Lannister
Em King’s Landing as coisas estão bem diferentes de quando ele se foi. Ele reencontra sua irmã Cersei (Lena Headey) que foi obrigada por seu pai Tywin Lannister (Charles Dance) a se casar com Loras Tyrrel (Finn Jones) o Cavaleiro das Flores que planejava se casar com Sansa com o auxílio de Lorde Varys (Conleth Hill). Os arranjos de Tywin não param por aqui, ele concedeu o norte a Lorde Bolton e casou Sansa com Tyrion Lannister (Peter Dinklage), além de se livrar de Petyr Baelish (Aidan Gillen) o Mindinho com Lysa Tully (Kate Dickie) senhora do Ninho da Águia. No entanto, Cersei e Tyrion não gostaram nem um pouco disso e como as coisas também não estão bem no convívio deles e do rei Joffrey Baratheon tudo pode mudar no início desta temporada.

Dracarys
Os Starks seguem separados, Arya é capturada pela Irmandade Sem Bandeira juntamente com Clegane, o Cão, que a reconhece, ambos fogem e seguem rumo as Gêmeas para encontrar de Robb Stark (Richard Madden) e testemunham o Casamento Vermelho, no qual seu irmão e sua mãe são mortos juntamente com todo seu exército. Vingança de Walder Frey (David Bradley) por ele ter se casado com Jeyne Westerling (Oona Chaplin) ao invés de sua filha conforme o combinado. Nas terras do leste Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) segue conquistando o mundo, ela compra o exército de Imaculados e ainda despeja a ira de seus dragões (Dracarys) sobre os Bons Mestres de Astapor, queimando-os vivos e libertando todos os escravos.

Notícias do norte chegam a Stannis Baratheon (Stephen Dillane) que resolve ir rumo à Muralha para combater a ameaça dos Caminhantes Brancos que estão cada vez mais próximos de Westeros, Maistre Aemon (Peter Vaughan) enviou corvos ao sul avisando o terrível destino dos Sete Reinos caso Os Outros avancem. Antes de partir em seu socorro Stannis realizou um ritual macabro com Melisandre (Carice van Houten), a Sacerdotisa Vermelha, utilizando o sangue do filho bastardo de Robert Baratheon, ela entrega a vida de três usurpadores ao Deus Vermelho, Robb Stark, Joffrey Lannister e o velho Balon Greyjoy (Patrick Malahide) lorde das Ilhas de Ferro que se autodenominou Rei, rompendo com Joffrey. Seu filho Theon (Alfie Allen) permanece preso no Forte do Pavor pelo bastardo de Lorde Bolton, mas sua irmã planeja resgatá-lo.

Confira trailer da quarta temporada:

A Patrulha da Noite foi dizimada pelos Outros, entre os poucos sobreviventes estava Sam (John Bradley), que descobre que sua adaga de obsidiana é capaz de derrotar Os Caminhantes Brancos. A terceira temporada foi repleta de contrastes entre Gelo e Fogo, a adaga de obsidiana é uma delas, feita com lava vulcânica ele é presumivelmente uma dádiva dos dragões e arma letal contra os Outros, mortos vivos que vivem no gelo. Essa questão abre um precedente de que talvez apenas os Dragões sejam capazes de derrotar os Outros, os produtores David Benioff e D. B. Weiss afirmam acentuar a dualidade entre Gelo e Fogo nessa temporada: Dracarys & Winter is Coming!



Game of Thrones (2011– ) on IMDb