A vitória de Elefante sobre o favorito Dogville,
de Lars Von Trier, no Festival de
Cannes de 2003 veio como surpresa. Ambos abordam o terrorismo doméstico em
virtude do abuso moral. Baseados nas falhas do “American Way of Life” Elefante
e Dogville tecem críticas ao modo
de vida e política dos norte americanos. Inspirado no Massacre de Columbine,
Gus Van Sant nos mostra um dia comum na Escola Secundária de Portland, exibindo
seus alunos em atividades curriculares e a interação com os colegas, nem sempre
amigável, resultando em bullying e
abuso moral. Sant filmou Elefante
(Elephant) de modo despretensioso, embora a obra seja de incalculável
preciosismo, enquanto o adjetivo que mais se encaixa no perfil de Trier é a
pretensão, seja em Dogville ou em
qualquer trabalho de sua autoria.
12 de novembro de 2013
4 de novembro de 2013
Senna (2010)
Quando era
criança meu maior herói não tinha superpoderes, não caçava homens maus e não
estava em revistas de quadrinhos. Mas ele tinha algo especial, enquanto nosso
país sofria pela má administração, pela pífia distribuição de renda, existia um
brasileiro que nos dizia ser possível sonhar, bastava acreditar e ser
perseverante que o mundo estava logo ali. Em um país que não desiste nunca
Ayrton Senna tornou-se um dos maiores desportistas e quiçá o maior brasileiro
de todos os tempos, pois carregava nossa bandeira a mais de 200 Km/h pelos mais
diversos países e enfrentava adversidades maiores que as dimensões de sua terra
natal. O documentário Senna de
Asif Kapadia conta a
breve história de Ayrton Senna no período de 1978 a 1994 e no limiar da segunda
década sem nosso maior guerreiro é impossível não se emocionar com seus feitos
e conquistas.
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