8 de abril de 2013

Hannibal – Apéritif


O Dr. Hannibal Lecter está de volta. Estreou no dia 04 de abril o seriado Hannibal. Que aborda a amizade antagônica entre o psiquiatra forense e seu adversário mais inteligente Will Graham, especialista em traçar perfis de psicopatas. A série é a premissa de Dragão Vermelho, livro escrito por Thomas Harris em 1981, sendo transposto para o cinema em 2002. Incutindo a subversão e incitando nossa empatia para com um assassino em série de trejeitos requintados, Apéritif é mais que um aperitivo, é uma visão audaciosa da mente humana pela lente cortante do canibal mais charmoso da literatura e do cinema.

Mads Mikkelsen
Trazendo na pele de Hannibal o dinamarquês Mads Mikkelsen, mais conhecido como o vilão Le Chiffre de 007 – Casino Royale, que encarna a feição fria e sarcástica do Dr. Lecter com muita elegância. Em Apéritif é possível adentrarmos na intimidade do Dr. Como na preparação de suas refeições que desvirtua nossos sentidos e nas sessões de psicoterapia, que segredos ele nos revelará? Para os saudosos e fãs de Arquivo X a boa notícia é a presença de Gillian Anderson, a eterna Dana Scully, como psicoterapeuta do psiquiatra. Uma combinação no mínimo complexa.

Hugh Dancy
Para interpretar Will Graham o convidado foi Hugh Dancy. A fobia social e as visões provenientes do hábil poder de observação e dedução são ressaltados pelo ator. As primeiras cenas da série são assustadoras. Foi realizado um trabalho comportamental excelente, digno da obra de Thomas Harris e de todos os especialistas da Ciência do Comportamento de Quantico, excitante para os fãs que não temem a ascensão de seu lado sombrio e se entregam à arte. O trabalho artístico e de fotografia colaboram para a vivacidade dramática dos personagens que se rendem ao roteiro e nos brindam com um belíssimo trabalho diante das câmeras. Compondo a linha de frente temos Laurence Fishburne, como Jack Crawford, chefe da Ciência do Comportamento do FBI e de Graham. Para quem não se lembra foi Crawford que escalou Clarice para entrevistar Hannibal em O Silêncio dos Inocentes.

A série foi criada por Bryan Fuller para o canal aberto dos EUA NBC e contará com 13 episódios de duração aproximada de 40 minutos em sua temporada de estreia. Com um projeto ambicioso que já conta com uma possível quarta temporada, o primeiro episódio não teve uma audiência fabulosa para a realidade do canal que está bem atrás dos maiores canais abertos do país, CBS, ABC e Fox. Os números foram menores que os da estreia de Awake, série já cancelada, mas representou um aumento de 60% na audiência desse horário, o maior nos últimos 12 meses, além de receber inúmeras críticas positivas.

Hannibal possui algumas semelhanças com Dexter, seriado que aborda a rotina de um serial killer, ambos são assassinos em série e colaboram com a polícia, além de serem extremos especialistas no que fazem. As diferenças são os motivos pelo qual matam, afora o desejo sóbrio e monstruoso que têm por matar, cada um o faz por uma razão diferente. Hannibal Lecter é como um caçador que acredita que os animais foram feitos para nos alimentar, mas inclui em “animais” também os humanos ou apenas eles. Também tira a vida daqueles que julga não a merecerem, quem age de forma desrespeitosa e ou ofensiva para com ele ou o próximo. Dexter Morgan segue seu código de conduta eliminando aqueles que desrespeitam a natureza humana, os que matam inocentes apenas para satisfazer suas necessidades, como Hannibal Lecter. O Dr. canibal é mais primitivo, mas também mais requintado. Dexter é mais cuidadoso e preza pela liberdade física, enquanto Lecter acredita que tudo que ele precisa está em sua mente.

Apéritif
O primeiro episódio Apéritif está repleto de tensão, suspense e é um excelente thriller psicológico realçado pelos efeitos sonoros e fotografia. Foi contratado um consultor de culinária canibal o espanhol professor de física culinária de Harvard José Andrés, que no primeiro episódio ensina a dissecar um pulmão humano e serve fígado ao estilo gourmet. Neste episódio é abordado os acontecimentos que perturbam Will Graham em Dragão Vermelho, o que leva Hannibal a compará-los, dizendo a Will que ele tem mais semelhanças com ele do que imagina. Verdades e personalidades virão à tona acompanhados de pratos canibais servidos com suspense agridoce. Hannibal é exibida pelo canal NBC às quintas-feiras às 22 horas, no Brasil é exibida pelo canal AXN.

Que o cinema esteja com vocês!

2 comentários:

  1. Estou insano para assistir.....ainda mais depois do trabalho do ator no filme A Caça.

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei surpreso com esse primeiro episódio. Se bem que os pilotos são mesmo muito bons, veremos os demais!

      Abraço!

      Excluir

Expresse sua opinião: