22 de março de 2013

Especial Curtas da Pixar (1986-2012)


A Pixar lançou dois pacotes especiais contendo seus curtas. O primeiro lançado em 2007 traz os curtas realizados no período de 1986 a 2006. O segundo lançado em 2012 contempla as produções de 2007 a 2012. Os discos contem bônus com depoimentos dos gênios criadores que inovaram o mundo da animação. John Lasseter (Toy Story, Carros), Pete Docter (Up, Monstros S.A.), Andrew Stanton (WALL-E, Procurando Nemo) entre outros, apresentam seus primeiros curtas ainda na época da faculdade, o que nos dá uma noção de como era o processo criativo. Os primeiros rascunhos de Luxo Jr., que se tornaria mascote e logotipo da Pixar, é apresentado por seu criador, o hoje Produtor Executivo da Disney, John Lasseter. Entre eles inúmeros foram premiados ou indicados ao Oscar de melhor curta-metragem de animação. É uma viagem que faz com que nos sintamos crianças em um mundo no qual tudo é possível e a única barreira existente é nossa própria imaginação.

Ao todo são 25 animações nos dois discos, fora os extras que trazem os primeiros trabalhos dos fundadores da Pixar. As primeiras animações são de John Lasseter e representam os primeiros trabalhos da Lucasfilm. Em As Aventuras de André & Wally B. de 1984, Lasseter inovou com o primeiro uso da técnica de animação motion-blur em computação gráfica, muito utilizada em desenhos animados, ela representa imagens em alta velocidade. Luxo Jr. de 1986 foi um marco para o estúdio tornando-se o primeiro curta feito em computação gráfica a ser indicado ao Oscar e tornou-se símbolo da Pixar estando presente na abertura de todos os filmes.

Luxo Jr.

Tin Toy de 1988 foi o primeiro curta feito em computação gráfica a receber um Oscar, ele conta a história de um soldadinho que acaba de chegar ao quarto de um bebê, no início ele fica feliz, mas começa a ficar apreensivo à medida que o bebê se aproxima, esse curta pode ser considerado uma premissa para Toy Story. Na biografia de Steve Jobs escrita por Walter Isaacson, conhecemos os bastidores dessas criações e o esforço do próprio Jobs em prol da realização desses filmes, ele dizia confiar em Lasseter e investiu dinheiro pessoal no início da Pixar para que os curtas e posteriormente longas fossem realizados.

Tin Toy

Após o lançamento de Knick Knack em 1989, uma brecha de oito anos sem curtas de expressão foi instaurado, o que é compreensível por coincidir com o início das produções de longas-metragens de animação do estúdio. Em 1997 foi lançado Geri’s Game (O Jogo de Geri) que mostra a hilariante disputa de xadrez entre Geri e ele mesmo, venceu o Oscar e o Annie Award de melhor curta de animação. Três anos depois seria lançado For The Birds (Coisas de Pássaros) que também recebeu o Oscar e o Annie Award. O curta conta a história de alguns pássaros menores que debocham de uma ave maior e desengonçada, no fim do curta os pequenos aprendem uma valiosa lição.

For The Birds

Mike’s New Car (O Carro Novo de Mike) do criador de Monstros S.A. Pete Docter, foi indicado ao Oscar de 2002 perdendo para For The Birds. One Man Band (A Banda de um Homem Só) também recebeu indicação ao Oscar e teve sua trilha sonora escrita por Michael Giacchino vencedor do Oscar de melhor trilha por Up – Altas Aventuras. O último curta do primeiro disco é Lifted (Quase Abduzido) que conta uma experiência imediata de terceiro grau vivida por um fazendeiro que hilariamente não viu nada. O curta foi indicado ao Oscar de 2007 perdendo para The Danish Poet.

One Man Band

O segundo volume da Coleção da Pixar possui pérolas como BURN-E, robô responsável por reparar a nave Axiom da animação WALL-E e Presto que conta a história de uma fabuloso mágico em crise com seu coelho que se nega a sair de sua cartola, foi indicado ao Oscar de melhor curta de animação perdendo para o japonês Tsumiki no ie (A Casa em Cubinhos). Ambos estão presentes nos extras do DVD WALL-E, que por si só já é especial, contando com esses magistrais trabalhos de curta-metragem fica ainda mais fantástico.

Presto


Partly Cloudy (Parcialmente Nublado) foi lançado em 2009 como extra do DVD de Up – Altas Aventuras juntamente com Dug’s Special Mission (A Missão Especial do Dug). O primeiro mostra de onde vêm os bebês antes das cegonhas os deixaram em nossas casas e descreve em detalhes de onde vem as criaturas assustadoras também, como os porcos-espinhos e os crocodilos. O outro curta se passa no dia do aniversário de Dug, o primeiro cão a encontrar Carl Fredericksen no Paraíso das Cachoeiras, o que seria um dia desastroso se tornou o melhor aniversário de todos.

Partly Cloudy

Outros dois curtas de destaque são Day & Night (Dia e Noite), com um estilo que mescla 2D com 3D tornou-se uma produção completamente diferente de tudo que o estúdio havia feito até então. O filme aborda eventos que ocorrem durante o dia e a noite. Contém uma mensagem filosófica inspirada em uma palestra de Dr. Wayne Dyer da década de 70, mostrando que o desconhecido pode ser misterioso e belo e não apenas assustador e temível. Foi indicado ao Oscar perdendo para o curta The Lost Thing. O DVD é encerrado com a bela produção La Luna que também foi indicado ao Oscar de melhor curta de animação. O filme mostra uma família que mantém uma curiosa tradição relacionada com a Lua. A fotografia é belíssima e a obra tem um toque de romantismo que supera as demais produções.

Day & Night

O volume 2 da coleção de curtas da Pixar conta ainda com as séries Cars Toons e Toy Story Toons, que são inúmeras animações retratando os personagens desses dois sucessos do estúdio de animação computadorizada mais premiado da história. Nos trailers podemos conferir o primeiro trailer oficial da Universidade Monstros que funcionará como introdução a Monstros S.A. devendo ser lançado mundialmente em 21 de junho desse ano. É uma ótima escolha para as crianças, a Pixar possui uma política artística bastante consistente e sempre realiza obras que visam diversão para toda a família.

La Luna
E que o cinema esteja com vocês!

5 comentários:

  1. Não me canso de ler suas criticas! Rs...
    Se vc não posta no G+,eu venho procurar...rsrs...
    Aliás,vi aqui que vc tb está no face...vou curtir,claaro!
    Muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço! Espero que esteja gostando das críticas e que volte sempre e comente! Abraço!

      Excluir
  2. Só pra dizer que eu nem sabia que ainda existia esse meu antiquérrimo blog...hahaha...anos atrás,apaguei tudo que pude nele e achei que estava desativado por fim.
    Foi divertido ler seu comentário agora...rsrs...
    Não creio que volte aos palcos tão cedo mas,voltando,sim,certamente divulgo para todos e vc!
    Mais uma vez,parabéns pelo seu blog e criticas construtivas!
    Brigadão!

    ResponderExcluir
  3. difícil é escolher o preferido!

    muito boa essa seleção de curtas da pixar... concordo inteiramente com o comentário em relação a La Luna, possivelmente o meu preferido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto muito de Luxo Jr. por tudo que representa para a Pixar. Tornou-se o símbolo de toda essa renovação criativa. Mas La Luna é muito bom, romantiza a genialidade de uma forma única!

      Abraço!

      Excluir

Expresse sua opinião: