4 de novembro de 2012

Star Wars: Episode VII


A Walt Disney Company anunciou a compra da produtora de cinema Lucasfilm por 4,05 bilhões de dólares. A Disney produzirá Star Wars: Episode 7, com lançamento previsto para 2015. George Lucas declarou que Guerra nas Estrelas já passou por várias gerações no decorrer de 35 anos e que agora é hora de passar a uma nova safra de diretores. Star Wars é a terceira série cinematográfica mais lucrativa da história, atrás apenas de Harry Potter e James Bond, já acumulou um valor superior ao da venda de sua produtora Lucasfilm, cerca de 4,41 bilhões de dólares. A série tornou-se um fenômeno de cultura mundial.


George Lucas
George Lucas investiu praticamente todo o dinheiro ganho em Star Wars na realização do Império Contra-Ataca e se tornou o cineasta independente mais bem sucedido da história, não se rendendo à força dos grandes estúdios. Lembro-me de quando era criança e ouvia falar dele, sempre pensava em filmes com bons efeitos especiais. Proveniente da escola de Brian de Palma, Francis Ford Coppola, Steven Spielberg e Martin Scorsese, fundou a Lucasfilm em 1971 e além de produzir Guerra nas Estrelas, produziu também a quadrilogia Indiana Jones, com direção de Spielberg.

A venda da Lucasfilm para a Disney, não deixa de ser comparada à outra divisão da empresa de George Lucas vendida a Steve Jobs em 1986, o estúdio de computação gráfica era, até então, desconhecido, chamado Graphics Group. A companhia foi rebatizada de Pixar, uma combinação de pixels com art. A Pixar, assim como a Lucasfilm, revolucionou o cinema e praticamente criou o cinema de animação. Seus filmes já venceram diversos Oscar’s e se apoiam na criatividade e inventividade, qualidades dignas de crianças, talvez por isso seus filmes sejam tão adorados pelos adultos, que nunca perdem a chama de voltar a ser criança. Como se Peter Pan dirigisse os filmes.

Anos mais tarde a própria Pixar fora vendida à Disney, de quem já era parceira de longa data. O que faz com que pensemos na frase de Bill Gates: se não pode derrotar seu inimigo, compre-o! Após a morte de Walt Disney em 1966, a empresa vem se dedicando a outras formas de entretenimento, como parques temáticos e “comprando” a criatividade dos outros, como fez com a Marvel, Pixar e agora com a Lucasfilm. O poder de criatividade da Disney parece ter morrido com seu criador e ressurgido como poder imperialista.

Esperemos para saborear os frutos da aquisição da Disney, afinal, se eles não têm criatividade, dinheiro pra investir na criatividade dos outros é o que não falta! Portanto o novo episódio de Star Wars já nasce grandioso!

Que a força esteja com vocês!