4 de novembro de 2012

Star Wars: Episode VII


A Walt Disney Company anunciou a compra da produtora de cinema Lucasfilm por 4,05 bilhões de dólares. A Disney produzirá Star Wars: Episode 7, com lançamento previsto para 2015. George Lucas declarou que Guerra nas Estrelas já passou por várias gerações no decorrer de 35 anos e que agora é hora de passar a uma nova safra de diretores. Star Wars é a terceira série cinematográfica mais lucrativa da história, atrás apenas de Harry Potter e James Bond, já acumulou um valor superior ao da venda de sua produtora Lucasfilm, cerca de 4,41 bilhões de dólares. A série tornou-se um fenômeno de cultura mundial.


George Lucas
George Lucas investiu praticamente todo o dinheiro ganho em Star Wars na realização do Império Contra-Ataca e se tornou o cineasta independente mais bem sucedido da história, não se rendendo à força dos grandes estúdios. Lembro-me de quando era criança e ouvia falar dele, sempre pensava em filmes com bons efeitos especiais. Proveniente da escola de Brian de Palma, Francis Ford Coppola, Steven Spielberg e Martin Scorsese, fundou a Lucasfilm em 1971 e além de produzir Guerra nas Estrelas, produziu também a quadrilogia Indiana Jones, com direção de Spielberg.

A venda da Lucasfilm para a Disney, não deixa de ser comparada à outra divisão da empresa de George Lucas vendida a Steve Jobs em 1986, o estúdio de computação gráfica era, até então, desconhecido, chamado Graphics Group. A companhia foi rebatizada de Pixar, uma combinação de pixels com art. A Pixar, assim como a Lucasfilm, revolucionou o cinema e praticamente criou o cinema de animação. Seus filmes já venceram diversos Oscar’s e se apoiam na criatividade e inventividade, qualidades dignas de crianças, talvez por isso seus filmes sejam tão adorados pelos adultos, que nunca perdem a chama de voltar a ser criança. Como se Peter Pan dirigisse os filmes.

Anos mais tarde a própria Pixar fora vendida à Disney, de quem já era parceira de longa data. O que faz com que pensemos na frase de Bill Gates: se não pode derrotar seu inimigo, compre-o! Após a morte de Walt Disney em 1966, a empresa vem se dedicando a outras formas de entretenimento, como parques temáticos e “comprando” a criatividade dos outros, como fez com a Marvel, Pixar e agora com a Lucasfilm. O poder de criatividade da Disney parece ter morrido com seu criador e ressurgido como poder imperialista.

Esperemos para saborear os frutos da aquisição da Disney, afinal, se eles não têm criatividade, dinheiro pra investir na criatividade dos outros é o que não falta! Portanto o novo episódio de Star Wars já nasce grandioso!

Que a força esteja com vocês!

2 comentários:

  1. O blog tá muito bom, cheio de possibilidades e muito bonito.
    Eu não consigo mais colocar os vídeos do youtube normalmente, infelizmente. Só posso colocar os links.
    Vou ler muitas coisas por aqui!
    Valeuuuuuuuuuu...

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo, já vinha gostando do blog desde sua concepção e agora após ler alguns artigos seus, percebo que não perdeu o jeito. Salve Jorge que nada, salve quiprocó... Mudando de assunto,
    me recordo sobre um filme concorrente de Star wars que creio ser do próprio estudio Disney...O nome do filme é ...deixe me ver há sim recordei é "O buraco negro" E tem um personagem muito semelhante ao R2D2 o V.I.N cent GER2 e a nave dos personagens se chama Palomino. Houve até dentro do universo os gibis uma continuação desse filme. Pra quem gosta do genero é legal. Só espero que o dedo da Disney não faça Star Wars perder o brilho e a magia alicerçados em suas duas trilogias que narram a saga de Anakim Skaywalker. Como infelizmente foi o caso do filme que falei anteriormente. O slogan desse filme era “a jornada começa onde tudo acaba”. E ajornada de Star Wars já não seria infelizmente pra nós fenita... Mas finalizada com louvor.
    Um abraço do Dáblio.

    ResponderExcluir

Expresse sua opinião: